sábado, 15 de janeiro de 2011

Vitor de Sousa - Patrono da 5ª edição do Cale-se


 
Breve Biografia



O actor, nascido em Lisboa, bacharelou-se em Teatro, na variante de Formação de Actores, no Conservatório Nacional em 1967, tendo ingressado no Teatro Estúdio de Lisboa, onde foi dirigido por Luzia Maria Martins.

Ainda em 1967, apresentou-se no Olympia de Paris com o espectáculo “Olimpíadas do Music-Hall”.

Ao longo da sua carreira esteve ligado a muitas das grandes companhias de teatro português, como a Casa da Comédia, Teatro do Gerifalto, Grupo de Acção Teatral, Teatro Experimental de Cascais, Companhia do Teatro São Luiz, Teatro Maria Matos e no Teatro Villaret, e trabalhou com grandes nomes do Teatro, como Norberto Barroca, Carlos Avilez, António Manuel Couto Viana, Artur Ramos, Laura Alves, Varela Silva, entre muitos outros.


Chegou à televisão em 1974, quando integrava a Companhia de Teatro da RTP, sedeada no Teatro Maria Matos. Aí veio a participar na fundação e na direcção da cooperativa artística Reportório.

Em 1979, enquanto participava nas produções de teatro popular montadas por Sérgio de Azevedo, começou a trabalhar com Nicolau Breyner e com Herman José, com quem viria a iniciar uma longa colaboração na televisão.


Foi sobretudo através do pequeno ecrã que Vítor de Sousa se deu a conhecer nas últimas décadas.


Fez também cinema e a sua actividade estendeu-se ainda à rádio. Vítor de Sousa é também conhecido como um excelente dizedor de poesia. Tem participado em numerosos espectáculos de poesia portuguesa, e já gravou alguns discos de declamação.

Sem comentários:

Enviar um comentário